terça-feira, 5 de março de 2019

Polígonos no Chão

O Carnaval deste ano, para as turmas do 1.º ciclo, não foi sinónimo apenas de brincadeira, disfarces e muita palhaçada… houve tempo para trabalhar também!

Neste dia, a chegada à sala é sempre motivo de grande excitação, cada um revela os pormenores do seu disfarce e os adereços que trazem consigo, partilham pequenas brincadeiras, chamam a atenção dos adultos mas, depois de retirada toda essa “folia”, é hora de voltar a sentar, retirar das mochilas os seus materiais e começar a trabalhar.

Era um dia diferente e, por isso, as atividades matinais foram pensadas para serem também diferentes. Na turma do 2.º ano, vivia-se o momento de consolidar os tipos de polígonos aprendidos, as linhas poligonais e não poligonais e nada mais significativo havia do que arregaçar as mangas e colocá-los na nossa sala.

A professora começou por identificar no chão as zonas de trabalho para cada um dos 5 grupos formados. Logo de seguida, pediu a cada grupo que selecionasse um tipo de polígono, pedindo para os representar no chão. Surgiram, assim o grupo dos triângulos, 2 grupos de quadriláteros, o grupo dos pentágonos e o grupo dos hexágonos. O trabalho não ficou completo, houve, contudo, figuras que ainda não apareceram no chão, mas a dinâmica continuará até se representarem os diferentes tipos de triângulos e de quadriláteros, mas, como ainda não se tinha trabalhado nisso, esta atividade ficou por aqui e será dada continuidade nos próximos dias de aula. Todos estão ansiosos por ver parte do chão preenchido com as suas produções. Por enquanto, aqui ficam algumas das imagens do trabalho produzido, literalmente de rabo para o ar, por polícias, bombeiros, guarda-redes, índios, unicórnios, marinheiros e muitas outras personagens que naquele dia visitaram a Sala Paulo Freire!




Prof.ª Marina Carvalho, Sala Paulo Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário