segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Se Não Quero Ficar Doente, As Mãos Tenho de Lavar!

Foi com este mote que nos ocupamos em meados da passada semana. O tema está na ordem do dia, mas continua a ser subvalorizado por grande parte das pessoas, que é a necessidade de se higienizar corretamente as mãos.

Esta prática, ficamos nós a saber, constitui o 1.º passo para se evitarem infeções, transmissão de viroses que provocam diarreias e infeções respiratórias, levando a que a nossa saúde se torne mais debilitada.

O nosso entusiasmo também foi outro… a verdade é que andamos todos muito entusiasmados com a ideia de voltarmos a aparecer na televisão mas, desta vez, sem ter de sair do nosso local de trabalho.

A ideia foi do Porto Canal que, para celebrar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado a 15 de outubro, nos pediu para realizarem uma pequena reportagem sobre esta temática, pondo em evidência os nossos conhecimentos sobre o tema. Para isso, tivemos que nos preparar… a professora iniciou o tema com uma explicação de como se pode, muito rapidamente e sem darmos conta, contaminar pessoas ou apanharmos os seus vírus… ficamos logo boquiabertos por ser tão fácil a transmissão de doenças!  Então, como 1.º sinal de combate, aprendemos a lavar as mãos de forma pormenorizada, sem pressas nem preguiças… é que os micróbios demoram a sair e escondem-se bem entre os dedos, debaixo das unhas, nos pulsos…


Depois da teoria, passamos à prática. Foi-nos colocada tinta nas mãos como se de micróbios se tratasse e a missão era fazer desaparecer toda aquela cor… demorou… mas lá saiu tudo! Desta forma, ficamos a saber como higienizar corretamente as nossas mãos, além de ficarmos preparadíssimos para voltarmos a ser “vedetas” novamente!

Prof.ª Marina Carvalho, Sala Paulo Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário