terça-feira, 10 de outubro de 2017

Uma "Viagem" ao Metro do Porto

Esta segunda-feira, dia nove de outubro, a turma do 3.º ano teve um momento muito enriquecedor.

A iniciativa do aluno Henrique Barbosa e dos seus Papás, de nos dar a conhecer mais sobre o Metro do Porto, veio mesmo ao encontro do bloco de Estudo do Meio Meios Comunicação - Transportes. Abordamos um pouco a evolução dos transportes, os tipos de transporte, a leitura de diagramas e a importância da consciência ambiental na utilização dos transportes.  

“Viajamos” pelo Porto, pois o Papá deu-nos a conhecer as várias linhas que existem. Até fizemos transbordo! Tudo na sala de aula!!!

Ficamos a saber que o Metro do Porto não anda só “debaixo na terra”, para nos proporcionar viagens com vistas lindíssimas. Um bom exemplo é quando passamos pela Ponte Luís I, não sendo, como a maioria dos metros, que são subterrâneos. Este metro é “especial”, pois é essencialmente de superfície.


Outra curiosidade que o Papá e o Henrique partilharam connosco, é ser mais extenso que o Metro de Lisboa, tendo uma linha de extensão de cerca 70 km, enquanto que o de Lisboa cerca de 40 km. O Metro do Porto é mais recente, tendo 15 anos e o da nossa capital 58. Ficamos a saber ainda que o primeiro metro do mundo foi construído em Londres e vimos diagramas desse metro. Além disso, analisamos outros diagramas de países como o Japão, a China e Espanha. Foi interessante verificar as diferenças entre os diversos metros do mundo.


E assim terminou a nossa “viagem”! A turma agradece a iniciativa do Henrique e dos seus Papás, pois, além de ter sido oportuna e contextualizada com o programa do 3.º ano, foi um momento muito enriquecedor para todos nós. Deixamos algumas fotografias desta “viagem”.


Prof.ª Leonor Moura Lopes, Sala Sérgio Niza

Sem comentários:

Enviar um comentário