segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Doce de Uva

Bem sabemos que a época das vindimas já passou, mas na semana passada houve muita “uva” junto dos meninos do 1.º ano.

O dia 6 de outubro começou com um momento de “hora do conto”. Sentados nas nossas almofadas, ouvimos a fábula “A raposa e as uvas” de um livro grosso e bem antigo chamado “Fábulas” de La Fontaine. Nesta fábula, a raposa não conseguiu alcançar as uvas mas, como a professora Marina é alta, ela lá conseguiu retirar da parreira alguns cachos de uva madura e trouxe-nos para a nossa sala.

Depois de ouvirmos e recontarmos a fábula, colocamos “mãos na massa”: lavamos os cachos de uvas, separamos todos os bagos e … confecionamos doce de uva.


Havia um ruído de fundo da Bimby, mas nada nos distraía… na sala todos iam trabalhando. Com a nossa caneta mágica (que para nós é o nosso dedo indicador) sobre a mesa, treinamos a palavra nova (uva) e, de seguida, escrevemo-la na nossa sebenta, que funciona como um caderno de treino. O aroma a doce começava a surgir no ar… enquanto esperávamos que o cozinhado terminasse, registamos a fábula no nosso caderno de Português e fizemo-lo sob a forma de desenho ordenando as imagens correspondentes à fábula. De repente, o doce de uva já nos esperava! Não houve, no entanto, momento de provas mas, no final do dia, cada menino levou para casa o seu frasquinho com o doce de uva confecionado!


Foi um belo dia de aulas este… mas não ficamos por aqui… ainda tivemos tempo de comemorarmos o dia mundial do sorriso que nesse dia se celebrava!

Prof.ª Marina Carvalho, Sala Paulo Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário