terça-feira, 15 de março de 2016

Afinal, o que se faz na sala?

«- Bom dia!» 

Esta é a primeira frase do dia. Cumprimentar é um hábito para a vida.

À chegada preenchemos o Mapa de Presenças que está junto à porta. O responsável da semana preenche o Mapa do Estado do Tempo e no calendário vemos se há eventos nesse dia, ou se estão para breve: avaliações, visitas ou passeios, aniversários e, claro está, as férias!


Conversamos um bocadinho e se há um acontecimento que tenha sido caricato ou muito importante para nós, escrevemos sobre isso e colocamos no Jornal de Parede. Depois de organizar os materiais na mesa, damos início ao Plano Diário.


«- Por qual área começamos?»

A Agenda Semanal serve para sabermos em que dias e por quanto tempo devemos trabalhar uma área disciplinar. A sequência das aulas é decidida a cada dia, de acordo com as votações: a área mais votada é aquela pela qual iniciamos o trabalho.

A hora do lanche chega e, com ela, a Lancheira Saudável. Os alunos preenchem uma tabela de acordo com o tipo de lanche. Se for muito saudável é uma pinta verde, se for mais ou menos saudável é uma pinta amarela e caso não seja saudável é uma pinta vermelha. No final da semana, quem tiver mais verdes leva consigo um dos nossos amigos: Camilo, o Mirtilo ou Bento, o Pimento.

Durante o dia vamos consultando o Mapa de Tarefas, pois somos responsáveis por diversas coisas: arrumar brinquedos, organizar as caixas dos materiais, regar as plantas, entre outras.


Ao fim da tarde, refletimos sobre o dia. Registamos as ocorrências (positivas e negativas), o que fizemos (realizações) e apresentamos sugestões para as aulas do dia seguinte. Registamos no painel do Conselho de Cooperação e à sexta-feira verificamos todos os acontecimentos da semana, refletimos sobre eles e fazemos os registos no Diário de Grupo.

O dia não termina sem dizemos:

 «- Até amanhã!»


Prof.ª Maria Inês Porto, Sala Sérgio Niza

Sem comentários:

Enviar um comentário