O 1.º Ciclo do Ensino Básico
representa uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer pessoa. A
entrada de uma criança no 1.º ano do 1.º ciclo é um momento muito especial na
sua vida enquanto indivíduo em crescimento e, simultaneamente, na vida dos
pais. A escola deve receber os alunos no 1.º ciclo de forma a respeitar as suas
necessidades e dificuldades, sendo esta a base de toda a organização pedagógica.
O MÉTODO DAS 28 PALAVRAS é utilizado pelo Colégio Espinheira Rio para o ensino da leitura e escrita, numa perspetiva de potenciar aprendizagens significativas. Este método contextualiza, progressivamente 28 palavras-chave de forma globalizada, que são "desmontadas" em sílabas. Com elas, os alunos constroem novas palavras, colecionando-as e, cada vez mais, aumentam o seu leque de vocabulário.
O MÉTODO DAS 28 PALAVRAS é utilizado pelo Colégio Espinheira Rio para o ensino da leitura e escrita, numa perspetiva de potenciar aprendizagens significativas. Este método contextualiza, progressivamente 28 palavras-chave de forma globalizada, que são "desmontadas" em sílabas. Com elas, os alunos constroem novas palavras, colecionando-as e, cada vez mais, aumentam o seu leque de vocabulário.
Não é propriamente um método
silábico, nem analítico-sintético, é misto, pois ambos se complementam. O
essencial é que a criança construa aprendizagens com sentido, tendo todas as
palavras significado para ela. As imagens proporcionam-lhe uma primeira leitura
global, sempre associada a uma palavra escrita (impressa e manuscrita). Neste
sentido, visualiza o objeto nas suas três formas de representação. A
visualização destas é um fator realmente importante, pelo facto de a criança
interpretar a mensagem contida nas diferentes formas. A isto designamos também
leitura. Ou seja, a criança compreende a relação e associação entre a imagem, a
palavra escrita e o seu significado. Não esqueçamos que o código
escrito faz a partir da oralidade e de todos os inputs visuais que a criança
adquiriu naturalmente, nas suas vivências diárias.
As estratégias que
utilizamos neste método são variadas, passando pela realização jogos de
associação, de discriminação (circundar, pintar, sublinhar…), recortar imagens,
desenhar, escrever o nome no caderno, composição de palavras, divisão das
palavras em sílabas, descoberta de novas palavras (…), sempre numa perspetiva
dinâmica de aprendizagem, em que a criança tem um papel ativo. Ela tem contacto
diário com as palavras aprendidas e respetivos cartazes de imagens e com o quadro
silábico, que o vai preenchendo à medida que aprende as palavras. Esta
disponibilidade na sala de aula é importante, pois a organização da informação
e do material que a criança necessita é o suporte para criar as suas próprias
bases de consulta.
O dia-a-dia de sala
de aula é baseado em estruturas de cooperação educativa, trabalhando os alunos
“juntos”, pois em contacto com o grupo ou com os pares, o conhecimento faz-se
com mais significado. Trabalhar para atingir um objetivo ou descobrir palavras,
construir frases/textos, com os grupos de pares é mais motivador para a
criança. Por outro lado, é dado o espaço de construção individual e de
autonomia à mesma. Tendo como base os moldes da Escola Moderna, a dinâmica
escolar que desenvolvemos tem a criança como centro de todo o processo, sendo
ela construtora ativa da sua própria aprendizagem.
Prof.ª Leonor Moura
Lopes, Sala Célestin Freinet
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