«- Bom dia!»
Esta é a primeira frase do dia.
Cumprimentar é um hábito para a vida.
À chegada preenchemos o Mapa de Presenças
que está junto à porta. O responsável da semana preenche o Mapa do Estado do
Tempo e no calendário vemos se há eventos nesse dia, ou se estão para breve:
avaliações, visitas ou passeios, aniversários e, claro está, as férias!
Conversamos um bocadinho e se há um acontecimento
que tenha sido caricato ou muito importante para nós, escrevemos sobre isso e
colocamos no Jornal de Parede. Depois de organizar os materiais na mesa, damos
início ao Plano Diário.
«- Por qual área começamos?»
A Agenda Semanal serve para sabermos em que dias e por quanto tempo devemos trabalhar uma área disciplinar. A sequência das aulas é decidida a cada dia, de acordo com as votações: a área mais votada é aquela pela qual iniciamos o trabalho.
A hora do lanche chega e, com ela, a Lancheira Saudável. Os alunos
preenchem uma tabela de acordo com o tipo de lanche. Se for muito saudável é
uma pinta verde, se for mais ou menos saudável é uma pinta amarela e caso não
seja saudável é uma pinta vermelha. No final da semana, quem tiver mais verdes
leva consigo um dos nossos amigos: Camilo, o Mirtilo ou Bento, o Pimento.
Durante o dia vamos consultando o Mapa de Tarefas, pois somos responsáveis
por diversas coisas: arrumar brinquedos, organizar as caixas dos materiais,
regar as plantas, entre outras.
Ao fim da tarde, refletimos sobre o dia. Registamos as ocorrências (positivas
e negativas), o que fizemos (realizações) e apresentamos sugestões para as
aulas do dia seguinte. Registamos no painel do Conselho de Cooperação e à
sexta-feira verificamos todos os acontecimentos da semana, refletimos sobre
eles e fazemos os registos no Diário de Grupo.
O dia não termina sem dizemos:
«- Até amanhã!»
Prof.ª Maria Inês Porto, Sala
Sérgio Niza
Sem comentários:
Enviar um comentário