«-
Professora, as plantas nascem todas iguais?» - perguntaram os meninos no ano
passado.
Vi
aí a oportunidade de criar uma sementeira de sala. Sendo esta uma geração que
poucas vezes contacta com a terra, a primeira sessão foi simples: abrir um saco
de terra, por em cima da mesa e pedir às crianças que mexessem na terra o tempo
que quisessem e como quisessem.
«- Ai, professora, isto é nojento…» A falta de hábito em manipular terra ou ver
sementes tornou-se clara.
«- Meninos, mexer na terra faz parte da jardinagem! Que dizem de criarmos um
Clube da Jardinagem e experimentarmos semear o que quiserem?». A resposta não
podia ter sido mais entusiasmante! De imediato fomos ao nosso jardim ver as diferentes
espécies que tínhamos.
Seguiu-se
uma recolha de diferentes sementes e a colocação das mesmas em vasos. Além
disso, fizemos a tradicional germinação do feijão. Regamos e cuidamos muito bem
das plantas. Meses mais tarde tínhamos 15 pés de tangerineira, 3 pés de
damasco, 4 pézinhos de uva, 3 pés de feijão cada dia maiores, mas a maçã não
chegou a crescer.
Com
a chegada das férias de verão, algumas das plantas não resistiram ao calor
intenso e acabaram por morrer.
Agora
já no 2.º ano, quisemos manter as plantas que tinham sobrevivido e aumentamos
ainda mais a sementeira. Neste momento temos os 3 pés de damasco e 4 pés de
tangerina com um ano de crescimento. Durante o mês de março semeamos e
germinaram girassóis, margaridas e tomate-cherrie. Voltamos a experimentar
semear maçã, mas achamos que não vai dar…
Será
que a maçã não se reproduz por semente? Estejam atentos, porque vamos
experimentar outras formas e depois apresentamos as nossas conclusões!
Prof.ª Maria Inês Porto, Sala Sérgio Niza
Sem comentários:
Enviar um comentário