terça-feira, 26 de abril de 2016

Sementeira de Sala

«- Professora, as plantas nascem todas iguais?» - perguntaram os meninos no ano passado.

Vi aí a oportunidade de criar uma sementeira de sala. Sendo esta uma geração que poucas vezes contacta com a terra, a primeira sessão foi simples: abrir um saco de terra, por em cima da mesa e pedir às crianças que mexessem na terra o tempo que quisessem e como quisessem.

«- Ai, professora, isto é nojento…» A falta de hábito em manipular terra ou ver sementes tornou-se clara.


«- Meninos, mexer na terra faz parte da jardinagem! Que dizem de criarmos um Clube da Jardinagem e experimentarmos semear o que quiserem?». A resposta não podia ter sido mais entusiasmante! De imediato fomos ao nosso jardim ver as diferentes espécies que tínhamos.

Seguiu-se uma recolha de diferentes sementes e a colocação das mesmas em vasos. Além disso, fizemos a tradicional germinação do feijão. Regamos e cuidamos muito bem das plantas. Meses mais tarde tínhamos 15 pés de tangerineira, 3 pés de damasco, 4 pézinhos de uva, 3 pés de feijão cada dia maiores, mas a maçã não chegou a crescer.

Com a chegada das férias de verão, algumas das plantas não resistiram ao calor intenso e acabaram por morrer.

Agora já no 2.º ano, quisemos manter as plantas que tinham sobrevivido e aumentamos ainda mais a sementeira. Neste momento temos os 3 pés de damasco e 4 pés de tangerina com um ano de crescimento. Durante o mês de março semeamos e germinaram girassóis, margaridas e tomate-cherrie. Voltamos a experimentar semear maçã, mas achamos que não vai dar…


Será que a maçã não se reproduz por semente? Estejam atentos, porque vamos experimentar outras formas e depois apresentamos as nossas conclusões! 

Prof.ª Maria Inês Porto, Sala Sérgio Niza

English on Thursdays

On Thursdays it's English day.

The class starts with a song to say hello and to express how one feels.

Sometimes someone feels sad or not so good, but most of the times almost everyone is happy or wonderful.

We then start working on the course book and for reinforcement of new vocabulary there are games to play or songs to sing and dance.

All the classes are aimed to develop children's communicative skills focusing on what they are learning in the other subjects of the curriculum or on what their interests are.

It is an intercultural approach where the children compare their culture (s) with others, specially those that speak English.

Besides being dynamic and fun, the classes are also very demanding, according to the children's age and development.

It is also taken into consideration the children's previous and the forthcoming experiences in English language.


Teacher Samanta Botelho Paralta

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Concurso de Escrita Criativa 2016 - Divulgação

No mês em que se assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, o Conselho de Docentes do 1.º CEB, através do Clube do Livro, promove um Concurso de Escrita Criativa subordinado ao tema “Histórias Tradicionais Infantis Contadas de Novo”. Pretende-se com esta iniciativa incentivar a criatividade literária e artística, valorizando competências e saberes nas áreas da língua portuguesa e da ilustração. Podem participar no concurso todos os alunos matriculados na valência, no corrente ano letivo. Findo o prazo de candidatura, 29 de abril, o júri selecionará os textos mais originais de cada categoria. Para mais informações, consulte o regulamento na área reservada.


Prof. José Augusto Castro