segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Se Não Quero Ficar Doente, As Mãos Tenho de Lavar!

Foi com este mote que nos ocupamos em meados da passada semana. O tema está na ordem do dia, mas continua a ser subvalorizado por grande parte das pessoas, que é a necessidade de se higienizar corretamente as mãos.

Esta prática, ficamos nós a saber, constitui o 1.º passo para se evitarem infeções, transmissão de viroses que provocam diarreias e infeções respiratórias, levando a que a nossa saúde se torne mais debilitada.

O nosso entusiasmo também foi outro… a verdade é que andamos todos muito entusiasmados com a ideia de voltarmos a aparecer na televisão mas, desta vez, sem ter de sair do nosso local de trabalho.

A ideia foi do Porto Canal que, para celebrar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado a 15 de outubro, nos pediu para realizarem uma pequena reportagem sobre esta temática, pondo em evidência os nossos conhecimentos sobre o tema. Para isso, tivemos que nos preparar… a professora iniciou o tema com uma explicação de como se pode, muito rapidamente e sem darmos conta, contaminar pessoas ou apanharmos os seus vírus… ficamos logo boquiabertos por ser tão fácil a transmissão de doenças!  Então, como 1.º sinal de combate, aprendemos a lavar as mãos de forma pormenorizada, sem pressas nem preguiças… é que os micróbios demoram a sair e escondem-se bem entre os dedos, debaixo das unhas, nos pulsos…


Depois da teoria, passamos à prática. Foi-nos colocada tinta nas mãos como se de micróbios se tratasse e a missão era fazer desaparecer toda aquela cor… demorou… mas lá saiu tudo! Desta forma, ficamos a saber como higienizar corretamente as nossas mãos, além de ficarmos preparadíssimos para voltarmos a ser “vedetas” novamente!

Prof.ª Marina Carvalho, Sala Paulo Freire

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O outono chegou!

Foi com muita cor e entusiasmo que recebemos o outono na nossa sala.

Entre a escolha de folhas e a descoberta de cores e tons, fomos ”pintando” um pouco de nós no nosso atelier de expressões.

Deixo-vos, em seguida, alguns registos fotográficos deste momento criativo!




Votos de um outono cheio de sorrisos!

Prof.ª Leonor Mouras Lopes, Sala Sérgio Niza

Entre Deuses e Heróis – O Poder do Desconhecido

O ano ainda agora começou! Entre o reavivar das matérias do ano passado, regressou também a oportunidade de irmos em busca de mais conhecimento!

A turma recebeu um aluno novo que nos contou da sua curiosidade por algumas personagens da mitologia grega. Ora, quase ninguém sabia do que se tratava… será que estava relacionado com alguma matéria de português? Estudo do meio?... Quase todos, começaram a sussurrar… “mitologia grega, o que é isso? São termos tão desconhecidos! Em breves palavras, a professora tentou explicar com a ajuda desse aluno, mas não se quis alongar muito mais no tema porque não o dominava…

Uns dias depois, outro aluno chega, pela manhã, à sala com um livro repleto de Deuses e Heróis… personagens que se desdobravam nas suas imensas páginas… Como já se tinha falado, de forma muito ligeira, de Hércules… a professora sugeriu que ficássemos a conhecer um pouco das suas conquistas… da sua família… e foi assim que começou toda esta andança pela mitologia grega!


Mais há para contar… num dos nossos próximos projetos iremos, com certeza, aprender muito mais sobre outros heróis! O projeto já está lançado, e, até, aguardamos com expectativa e curiosidade pela apresentação do nosso novo amiguinho!

Prof.ª Marina Carvalho, Sala Paulo Freire